Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Pink Ego Box

Pink Ego Box

24
Fev15

há coisas do demo

 
Certamente já terão ouvido o zum-zum acerca de uma tal barbearia em Lisboa, uma tal de Figaro's, que resolveu colocar um cartaz na montra a proibir a entrada a mulheres. Apenas entram homens e...cães.
Se isto não é logo assim, de chofre, um pôr-se a jeito para olhares de esguelha e indignação, não sei o que será.
 Para além de colocar as mulheres numa categoria inferior aos animais (não desfazendo os pobres animais, claro está), impede-lhes a entrada como portadores de alguma doença contagiosa de que os senhores querem ficar longe.

Há relatos de mulheres que foram expulsas desta barbearia por...serem mulheres(?).


Ora...mas no fundo o que é isto? Um clube de cavalheiros? Uma sociedade secreta? Um vamos-lá-separar-as-águas-porque-as-mulheres-não-cortam-a-barba?
Eles chamam-lhe conceito, eu chamo-lhe nonsense.

 Para mim isto é um grupo de cavalheiros que se acham uns hipster e foram buscar os ideais de alguns séculos atrás, quando às senhoras nada mais era permitido do que cozinhar e tratar dos filhos enquanto eles se refastelavam nas poltronas com um brandy e charuto. (Eles, senhores, elas, invisíveis.)

 Sim, eu sei, de facto as mulheres não cortam a barba, mas e se quiserem entrar? Acompanhar o pai, o filho ou amigo? Não podem entrar? Têm de ficar à porta, como ainda faz com os animais, em muitos sítios?

 É um golpe de marketing para atrair homens que tal como eles ainda pensam que as mulheres pertencem na cozinha e os gaijos têm de se unir num clube(?). Ou na barbearia, dá no mesmo.

 Houve que dissesse que proibir as mulheres de entrar neste estabelecimento era "o mesmo nos ginásios para mulheres". Oi? Vamos explicar uma coisa- Os homens podem entrar nos ginásios femininos, não são expulsos se lá entrarem...não podem é frequentá-los. Percebido? São coisas diferentes.

 Se isto é uma brincadeira- é de mau gosto. Se é uma posição, é condenável. Se é uma manobra de marketing, é brilhante. Porca, mas brilhante, pois representa um retrocesso.

 Há-que pensar no legado que se deixa, meus amigos. Há-que pensar nas nossas (vossas!) avós, bisavós que lutaram para que as mulheres pudessem trabalhar, votar...serem vistas. Todo esse pensamento é um grande retrocesso e não só o achar isso como passa-lo aos jovens, crianças...é um grande erro.

 No passado sábado um grupo de pessoas associado a um blog chamado Interpolação invadiu a dita barbearia com máscaras de cães (já que só eles poderiam entrar) para marcar uma posição.

 Não houve violência, não houve troca de galhardetes da parte desde grupo, apenas o acto era manifestação suficiente.

 O que é que eu acho? Acho bem.

 Acho que atitudes misóginas, como este grupo muito bem designou, são uma vergonha para jovens adultos que deveriam promover a igualdade e não a diferença, a segregação.

 Apetece perguntar- Vocês não têm mãe? Não têm irmã? Filha? Aliás, é isso que vão ensinar às vossas filhas? Que são inferiores? Que não têm os mesmo direitos? Que ocupam um lugar diferente do dos homens...?

É muito triste que coisas destas ainda aconteçam, de facto.

É triste saber que pessoas ainda acham que as mulheres são o sexo fraco, inferior...

Seres parideiros, que vivem apenas com um ou outro propósito sem grande relevância, ao contrário do sexo masculino.

 

É...o mundo ainda tem muito que evoluir.

 

 

 

16 comentários

Comentar post

sobre

foto do autor